Autores Pró-Consciência

Design sem nome (31).png

Lívia Borges

Psicóloga, Mestre em Ciência Política com ênfase em Direitos Humanos, Cidadania e Estudos sobre a Violência e curso de atualização na Escola Superior de Guerra (ESG – RJ). É membro do Conselho Fiscal do CONER-DF e conselheira do Movimento Pedagogia das Virtudes. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP). Criou e conduziu por alguns anos o projeto Meditação no Campus, do Programa de Qualidade de Vida da UCB e participou na fundação de duas associações relacionadas à prática meditativa. Ministrou a disciplina Saúde Mental e Segurança Pública no curso de Pós- Graduação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Possui curso na Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro (ESG), com foco em atualização em política e estratégia (2013). Atuou como consultora colaboradora junto à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR)/UNESCO. Fez parte da elaboração do “Projeto Anjos Parceiros” da Polícia Militar do Distrito Federal para Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes com a Cartilha Educativa para enfrentamento à Pedofilia, palestras e capacitação de multiplicadores - Empoderamento Polícia - Escola - Comunidade.

Design sem nome (36).png

Osvaldo Condé

Mineiro de Ubá, chegou em Brasília em 1973 inovando. Desenvolveu notórios trabalhos como promotor de eventos, livreiro, editor, conferencista e escritor. Produziu mais de 40 eventos no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.

Suas conferências e cursos em diversos ambientes e instituições, como universidades, enriquecem o público com temas essenciais e dados históricos pouco conhecidos. Versam sobre religiões comparadas, em especial o Islamismo. Muitas delas estão disponíveis no Youtube, inclusive sobre personalidades islâmicas como o Emir Abdelkader, Ibn Arabi, Shah Latif Bhitai e Dara Sikoh, entre outras.

Design sem nome (38).png

Andre Paulo Maurmann

Coronel do Exército Brasileiro. Mestre em Operações Militares. Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública. Possui pós-graduação em Inteligência de Segurança Pública pela Universidade Sul de Santa Catarina, Análise de Inteligência pela Escola de Inteligência Militar do Exército e em Política e Estratégia pela Faculdade Batista Brasileira. É diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG) no Curso Superior de Inteligência Estratégica. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Integrante do International Investigative Interviewing Research Group (iIIRG). É o atual vice-presidente do IBRAV - Instituto Brasileiro de Análise de Veracidade.

Design sem nome (39).png

Maurício Viegas Pinto

Agente da Polícia Judicial, atualmente em exercício no Supremo Tribunal Federal. Máster em Operações de Inteligência e Contrainteligência. Especialista em Inteligência e Segurança Internacional. Bacharel em Direito. Possui pós-graduação em Inteligência Estratégica pela Universidade Gama Filho e em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica pela Faculdade Dom Alberto. É diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG) no Curso Superior de Política e Estratégia. Membro da Associação Latino-americana de Psicologia Jurídica e Forense e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Integrante do International Investigative Interviewing Research Group (iIIRG). É o atual presidente do IBRAV - Instituto Brasileiro de Análise de Veracidade.

Design sem nome (37).png

Marcos de Araújo

Advogado. Doutor em Ciência Jurídica e Social. Mestre em Ciência Política. Especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Política Criminal; especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela PMDF/UNB. Realizou o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia – CAEPE - e o Curso Superior de Defesa, ambos na Escola Superior de Guerra – ESG-RJ. É escritor, pesquisador, professor de Direito Constitucional, Penal, Administrativo e de História e Cultura Afro Brasileira. É Coronel da Reserva da Polícia Militar do Distrito Federal. Foi Subcomandante Geral da PMDF, Diretor Acadêmico e Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto de Ciências Policiais de Brasília – ISCP e Juiz Militar na Auditoria Militar junto ao TJDFT. É autor do livro “Mobilidade Social, Multiculturalismo ou Discriminação na Polícia Militar - Um estudo sobre estigmas e preconceitos na corporação”; é co-autor dos “Comentários ao Estatuto dos Policiais Militares da PMDF - Lei 7289/84” e dos “Comentários Jurídicos ao Estatuto dos Servidores Civis da União - Lei 8112/90”.

Design sem nome (33).png

Kobi Lichtenstein

Jacob Lichtenstein, conhecido por "Kobi" Lichtenstein, é um professor, mestre e lutador israelense.

 

Grão-mestre Kobi (faixa vermelha, 8º Dan)

é a maior autoridade do Krav Maga na América Latina e uma das maiores do mundo.

 

É o responsável por divulgar, ensinar e formar instrutores de Krav Magá na América do Sul, pela Federação Sul-americana de Krav Maga.

Design sem nome (32).png

Marco Tulio Chaves de Oliveira

É mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduado em Direito Processual Civil. Ao longo de sua carreira, desenvolveu experiência prática em Tribunais, com ênfase em Direito Processual Civil e resolução de conflitos. Possui também Licenciatura em História, e lecionou em várias instituições de ensino superior no Distrito Federal.

 

Foi Coordenador Adjunto do Núcleo de Prática Jurídica e é professor de Processo Civil. Sua principal área de pesquisa jurídica é a linguagem utilizada no campo do processo civil e, como passatempo, dedica-se à linguagem da natureza como fotógrafo amador.