Em seu quarto livro, a psicóloga Lívia Borges, desvenda as sutilezas do arquétipo do guerreiro no universo da segurança pública.

 

Baseia-se em pesquisa de mestrado que objetivou identificar os fatores que influenciam na construção da imagem e na atuação do policial militar em um contexto de sociedade anômica - entendida como conflito de normas, violação da lei, ausência de referenciais mínimos para estruturação da personalidade e para a compreensão dos papéis do sujeito em seus grupos de pertencimento, dificuldade do indivíduo de se vincular à estrutura social, desorganização pessoal, e, também, de seus efeitos: despertencimento, impunidade, injustiça, alienação, desordem, incoerência, desilusão, descontentamento e dificuldade de usufruir os resultados alcançados dentro dos três universos de atuação do policial militar (Estado, Sociedade e Corporação).

 

A autora analisa de que maneira esses fatores interferem no desempenho profissional, e contribui para prevenção, reforçando a co-responsabilidade dos cidadãos e da mídia nas questões de segurança pública e a necessidade de participação ativa no contexto democrático, além de subsidiar políticas públicas e institucionais.

 

ISBN 978-85-7703-115-3

Formato 15,3 x 22

201 páginas

 

Sobre a autora:

Lívia Borges

Psicóloga, Mestre em Ciência Política com ênfase em Direitos Humanos, Cidadania e Estudos sobre a Violência e curso de atualização na Escola Superior de Guerra (ESG – RJ). É membro do Conselho Fiscal do CONER-DF e conselheira do Movimento Pedagogia das Virtudes. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP). Criou e conduziu por alguns anos o projeto Meditação no Campus, do Programa de Qualidade de Vida da UCB e participou na fundação de duas associações relacionadas à prática meditativa. Ministrou a disciplina Saúde Mental e Segurança Pública no curso de Pós- Graduação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Possui curso na Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro (ESG), com foco em atualização em política e estratégia (2013). Atuou como consultora colaboradora junto à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR)/UNESCO. Fez parte da elaboração do “Projeto Anjos Parceiros” da Polícia Militar do Distrito Federal para Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes com a Cartilha Educativa para enfrentamento à Pedofilia, palestras e capacitação de multiplicadores - Empoderamento Polícia - Escola - Comunidade.

 

Comentário sobre o livro:

"Trata-se de um livro que ilumina uma série de situações que pouco são objeto de discussões de política pública e que terão cada vez mais importância na sociedade brasileira nos anos vindouros."

Alexandre Brarros - Doutor em Ciência Política - University of Chicago

Sombra do Guerreiro - o impacto dos estados anômicos na imagem do pol. militar

R$ 40,00 Preço normal
R$ 30,00Preço promocional