Por Lívia Borges
Uma das profissões mais nobres e desafiadoras. Nos primeiros anos da vida escolar é o especialista que entende da educação infantil e o generalista que vai inserindo a criança no universo adulto. Em antigas civilizações, era costume ter um tutor para ensinar os filhos tudo sobre o conhecimento e a arte de viver. Filósofos e sábios ocupavam esse lugar. Eram muito bem remunerados. Exemplos clássicos como o de Alexandre, o Grande, demonstram o seu valor.
Amor, competência e regras, costumam dar resultados duradouros. A ilusão e o enfraquecimento de uma sociedade começa quando as leis justas e necessárias à convivência são suprimidas, burladas ou ignoradas, e quando o amor se torna um produto mercadológico.
Vivemos uma mistura de tudo isso. Em muitos casos, os limites foram banidos da educação e o amor virou diversão ideológica. Mas o tempo não para. Enquanto os teóricos discutem, as crianças crescem sem rumo. Sem pais, sem regras, sem afetividade. Tempos estranhos... Quase sem tempo, nos tornamos estranhos uns aos outros. Muitos pais não conhecem seus filhos e sonham com o professor ou a professora ideal. Aquele ser infalível que eles não conseguiram ser. Este ser, na vida real, está estressado como todos nós. Tentando dar conta da singularidade de cada estudante e de si mesmo. Quase ficou sem autoridade. Agora clamamos por sua presença madura, equilibrada, esperando que alguma modelagem saudável resulte dessa convivência.
Na educação de uma criança, muitos são os atores. Todos necessários, embora muitas vezes se alternem e confundam. Uma coisa precisamos cuidar: que os recortes pessoais de qualquer área não limitem a visão de nossos filhos ou estudantes. Ninguém é guardião da verdade, talvez sejamos, no máximo, aqueles que passam a tocha para iluminar a caminhada. Há tanto a descobrir. Regras margeiam o caminho, para que o descontrole dos instintos não interrompam os seus passos. O amor inspira prosseguir, trazendo confiança, autoconfiança e significado.
___
Lívia Borges, M.Sc. é psicóloga e lecionou durante muitos anos na graduação e pós-graduação.
Foto: School by Sasin Tipchai
Comments