top of page

KRAV MAGA: Mais do que uma defesa pessoal, uma filosofia de vida

Atualizado: 11 de jan. de 2023


Usar o corpo humano como arma. Foi o que descobriu Imi Lichtenfeld. Nascido em 26 de maio de 1910, em Budapeste, Imrir Lichtenfeld (Sde-or) (Z”L) era filho de um detetive do serviço secreto local e instrutor de defesa pessoal e técnicas de imobilização da polícia secreta, que o incentivava a praticar várias modalidades esportivas, como luta livre greco-romana e boxe.


Entre os anos 1936 e 1940, Imi tornou-se líder de um grupo de resistência que lutava contra os grupos fascistas. Em 1940, ele conseguiu escapar da guerra em Bratislava e partiu rumo a Israel em uma odisseia de dois anos.


Sobrinho de um médico, Imi teve acesso aos conhecimentos sobre o corpo humano. Após lutar no Oriente Médio, em combates na Líbia, Síria, Líbano e Egito, junto às brigadas judaicas, ao lado do exército britânico, em 1942 recebeu licença para entrar em Israel, onde se tornou responsável pela preparação física e combate corpo a corpo da Haganá, um dos grupos que lutavam pela proteção da comunidade local e pela independência de Israel. Nesse processo, nasceu o Krav Maga - a modalidade de defesa pessoal israelense.


Após 15 anos de pesquisas, o Grão-Mestre Kobi Lichtenstein (faixa vermelha – 8º Dan), maior autoridade do Krav Maga na América Latina, e sua esposa Sandra Lichtenstein, reuniram histórias, depoimentos e fotos inéditas no livro “KRAV MAGA – O Legado de Imi Lichtenfeld”, lançado em outubro pela Editora Pró-Consciência.


Durante mais de uma década, o casal coletou dados e relatos de pessoas que conviveram com Imi Lichtenfeld, que retratam o contexto político e histórico em que nasceu e cresceu o criador do Krav Maga.


O livro aborda como foi a formação de Imi, sua luta contra o fascismo e a viagem que levou dois anos, da Bratislava até Israel, onde ele pôde se estabelecer e desenvolver o Krav Maga como arte de defesa pessoal, feito que deu a ele reconhecimento mundial.


GRÃO-MESTRE KOBI

Aluno direto de Imi Lichtenfeld e seu primeiro faixa-preta designado a difundir o Krav Maga fora do Estado de Israel, o Grão-Mestre Kobi chegou ao Brasil em janeiro de 1990, onde iniciou o trabalho que hoje tem reconhecimento mundial por preservar a obra de Imi da forma como foi criada.


“Diferente dos livros anteriores, este traz muito mais do que informação. Hoje, com mais de 50 anos de vivência em Krav Maga, acredito que escrever esta obra, em parceria com a Sandra, tornou-se um marco para nós e para a história que construímos por meio da Federação Sul Americana de Krav Maga”, afirma Mestre Kobi. E completa: “Ficamos honrados em compartilhar a filosofia que nasceu da essência de um humanista que se tornou cidadão do mundo por seu legado”.

SOBRE O KRAV MAGA

Com a criação do Estado de Israel, em 1948, Imi se alistou no “Tzahal”, Forças de Defesa de Israel (IDF), tornando-se o instrutor chefe de preparo físico e Krav Maga. Suas técnicas foram testadas, avaliadas e, então, adotadas como a única filosofia de defesa do país. O Krav Maga passou a ser um caminho de vida, que traz soluções para qualquer tipo de violência, seja ela armada ou desarmada, contra um ou vários agressores e até mesmo contra ataques terroristas e situações com reféns.


A partir de 1964, o Krav Maga foi liberado para ser difundido além do mundo militar e Imi passou a dar aulas em duas academias, uma em Netanya e outra em Tel Aviv. Imi faleceu no dia 9 de Janeiro de 1998.


LANÇAMENTO

O lançamento do livro "KRAV MAGA – O Legado de Imi Lichtenfeld" no Brasil foi marcado por uma turnê em mais de 20 cidades:


Rio de Janeiro - 7/outubro

Brasília - 9/outubro

São Paulo - 10/outubro

Belo Horizonte - 13/outubro

Salvador - 14/outubro

Florianópolis - 17/outubro

Joinville - 18/outubro

Porto Alegre - 5/novembro

Vitória - 9/novembro

Uberlândia - 10/novembro

Juiz de Fora - 12/novembro

Ribeirão Preto - 16/novembro

Cuiabá - 18/novembro

Vitória da Conquista - 23/novembro

Recife - 25/novembro

Fortaleza - 30/novembro

Maceió - 1/dezembro

Natal - 2/dezembro

Campo Grande - 7/dezembro

Goiânia - 8/dezembro

Curitiba - 14/dezembro

Belém - 15/dezembro


O livro está à venda na nossa loja online: www.proconsciencia.com.br/loja


212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page