top of page

Inteligência Estratégica


Em um dos trechos mais conhecidos do livro Alice no País das Maravilhas, a jovem protagonista encontra-se no bosque, acompanhada de um misterioso gato sorridente,

a quem ela pergunta: "Que caminho devo seguir para escapar daqui?". O gato, ainda a sorrir, despretensiosamente, lhe diz: "Isso depende muito de para onde você quer ir".


Sem ter nenhum lugar específico em mente, Alice prontamente responde: "Tanto faz". Então, o gato, ainda exibindo o seu largo sorriso, sentencia: "Nesse caso, qualquer caminho lhe servirá!".


Quando falamos sobre Inteligência Estratégica, devemos reconhecer a importância do uso da Atividade de Inteligência para a elaboração de estudos estratégicos de alto nível, ou seja, destinados ao assessoramento do processo decisório em cenários de incertezas.


No livro Inteligência Estratégica: estudos compilados, os autores mostram que a Atividade de Inteligência opera em um universo eminentemente antagônico, no qual é inevitável que ocorram conflitos entre os interesses dos diferentes atores envolvidos, sejam eles estatais ou não estatais.


A edição reúne estudos compilados sobre o emprego da Inteligência Estratégica para o assessoramento do processo decisório de alto nível, escritos por de 31 profissionais participantes do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE), da Escola Superior de Defesa (ESD), Turma Janus Brasilis (2022).


"O conteúdo das páginas desse livro vai descortinar um universo que é, a um só tempo, fascinante e hermético. Serão reveladas facetas de uma atividade que, embora seja muito comentada, ainda é pouco compreendida. Ensaios do que se pensa sobre assuntos de elevada repercussão nos campos político, econômico, militar, psicossocial e científico-tecnológico, fazem parte desta obra", afirma o co-organizador do livro, Maurício Viegas Pinto, especialista em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Defesa (ESD) e máster internacional em Operações de Inteligência e Contrainteligência pela UDIMA (Espanha).


O conhecimento em Inteligência é um produto que pode ser aplicado em diferentes áreas de atuação. Profissionais que lidam com questões que exijam o uso de habilidades específicas, destinadas a antecipar ameaças, podem fornecer respostas oportunas em situações de risco, precisam estar constantemente atualizados.


O livro Inteligência Estratégica tem como objetivo colaborar para que a produção de conhecimento por meio da difusão de pesquisas e estudos aplicados à área da Inteligência seja ampliada.


"Os tomadores de decisão necessitam do apoio dos analistas de Inteligência, profissionais responsáveis pela produção de conhecimentos em diferentes cenários e contextos. O trabalho desses especialistas é essencial, pois são eles que auxiliam o processo decisório governamental de alto nível, especialmente em situações que possam causar impacto

relevante nas estruturas sociais, políticas e institucionais", diz a co-organizadora do livro, Cintiene Mendes, professora adjunta da Escola Superior de Defesa (ESD), doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Para o prefaciador do livro, o general de exército do Exército Brasileiro Sergio Westphalen Etchegoyena, a obra é muito mais do que uma coletânea de textos, mas "uma forte e bem-vinda mensagem pelo aprofundamento da integração no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) como valor essencial parao cumprimento do papel que lhe toca."


Turma Janus Brasilis (Foto: Ronald Cesar Thompson)

AUTORES

Profissionais participantes do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE), da Escola Superior de Defesa (ESD), Turma Janus Brasilis:


Adriana Dias dos Santos

Adriana Kinoshita

Alessandro Vendramini Langerhorst

Alexandre Archanjo Carneiro

Cláudia Persch

Cleomar Viana Batista

Cristiane Miranda Araújo

Cristina Prando Bicho

Danilo Segóvia Moreira

Demétrius Gomes Lopes

Denise Rosa Higa

Eduardo Rizzotto de Carvalho

Erika França de Souza Martins

Euler de Paula Gomes

Fábio de Aquino Vaz

Fabrício Fassheber dos Santos

Fernando Eduardo Ramos Paz

George Estefani de Souza do Couto

Kleber Luis Monteiro da Silva

Layla Maria de Sousa Santos

Marcos Eielson Pinheiro de Sá

Marcos Vinícius Alves e Silva Filho

Maria Augusta Brito Neta

Maurício Viegas Pinto

Maurílio Coelho Lima

Paulo Roberto da Silva Florisbal

Ricardo Oliveira Lira

Rodrigo Alves Barcellos

Ronald Cesar Thompson

Simone Alves das Flôres

Victor de Oliveira Ribeiro


AGRADECIMENTOS

No livro, a turma faz um agradecimento especial aos orientadores, por toda a dedicação ao longo curso:


Prof. Carlos Radicchi - CMG (RM1)

Prof. Dr. Fábio Albergaria de Queiroz

Prof. Dr. Guilherme Lopes da Cunha

Prof. Me. Israel Guimarães de Sousa Martins - Cel EB (R1)

Prof. Dr. Ivan Carlos Soares de Oliveira – Cel EB (R1)

Prof. Dr. Jacintho Maia Neto

Prof. Dr. José Roberto Pinho de Andrade Lima - Cel EB

Prof. Julio Cezar Perrotta Machado - CMG (RM1)

Prof. Dr. Julio Eduardo da Silva Menezes

Profa. Dra. Nádia Xavier Moreira - CF

Prof. Paulo Roberto Moreira

Prof. Ricardo Fernandes da Silva Neiva

Prof. Sérvio Corrêa da Rocha Junior - CMG (RM1-FN)

Prof. Thadeu Luiz Crespo Alves Negrão - Cel EB (R1)

Prof. Thiago Abreu de Figueiredo - CF

Profa. Dra. Viviane Machado Caminha

Prof. Vladimir Schubert Neiva Ferreira - Cel EB (R1)





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page