top of page

Criando novos leitores

Por Lívia Borges


Leitura é hábito que se adquire. Certa vez, fiz uma pesquisa com estudantes do curso de comunicação, em que eu ministrava a disciplina psicologia do consumidor. Verificamos alguns resultados interessantes sobre o hábito de ler. Já se passaram algumas décadas, mas ainda me recordo de que aqueles poucos que gostavam de ler, tinham na família alguém que também gostava de ler ou lia para eles na infância. Como alguém vai gostar do que não conhece? Então é preciso dar oportunidade às pessoas de conhecerem o universo literário, desenvolver hábitos de leitura desde a primeira infância, para criar novos leitores.

Livros são fundamentais para a criatividade, pois expandem a nossa imaginação, e para todo tipo de aprendizado, aquisição da linguagem, transmissão de valores e um universo de possibilidades. Leia habitualmente para uma criança e veja o que acontece. Depois deixe que ela leia, comente ou desenhe a história para você. Surpreenda-se ao ler para uma criança que não vê, que aparentemente não entende... ela certamente lhe ensinará a superar muitos preconceitos e limites. A leitura intermediada com um adulto é fundamental nos primeiros anos, onde a entonação, o gestual, ajudarão na compreensão da linguagem e dos significados, enriquecendo o vocabulário e a comunicação como um todo.

Duas datas marcam essa tentativa de fazer lembrar a importância da leitura em uma cultura: O DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL é comemorado no dia 2 de abril, em razão de ser a data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1805. Ele foi o primeiro a adaptar fábulas existentes para a linguagem infantil criando um produto específico para consumo das crianças.

O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL é comemorado no dia 18 de abril, conhecido como o Dia de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Autor de "Reinações de Narizinho", "Caçadas de Pedrinho", "Memórias da Emília", dentre outros. Marcou a infância de muitos com as aventuras do Sítio do Pica-pau Amarelo, com muita diversão, emoções variadas, vínculos afetivos e valores.


Mesmo com o advento da tecnologia, ler continua a ser fundamental. Crianças com ou sem deficiência se beneficiam com a leitura, desde que adaptada à sua singularidade. Luana Abhayomi é YouTuber e neste mês nos surpreendeu retirando todos os seus livros da estante, distribuindo-os pela casa e colocando os bonecos para ler. De vez em quando pegava um ou outro para ler e contar histórias. Aproveitamos para registrar este momento e servir de celebração às datas comemorativas.




__

Lívia Borges - Escritora e psicóloga.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page