• Pró-Consciência

Yoga, crianças e contos de fadas: Um convite ao desenvolvimento saudável

Por Renata Figueiredo*


Crianças precisam brincar e muito! Todos nós sabemos disso, mas atualmente vemos crianças tão cheias de compromissos e afazeres que seu tempo para brincar e se expressar ficou mais curto! E sem as brincadeiras, sem os personagens e os contos de fada, a criança dá menos vazão aos seus sentimentos, que muitas vezes não são possíveis de serem verbalizados! Esses sentimentos vão se acumulando e gerando o stress maléfico.



Os contos de fada e as histórias tem a função também de fazer com que a criança manifeste seus desejos, anseios, angustias e frustrações. Quando ela se coloca na pele de um personagem corajoso, ou de um dragão que luta e vence o inimigo, ela sente esse poder de vencer também, mesmo que de maneira lúdica!


Durante as aulas de yoga para crianças, eles aprendem a se conhecer mais através dessas historinhas que eles mesmos criam ou escolhem encenar naquele momento! E vamos praticando as posturas junto com a contação da história! Por isso, é muito importante sabe ouvir os pequenos, o que eles querem contar, criar e principalmente, o que eles querem e gostam de ouvir!


Criança aprende por repetição, então, é comum que peçam a mesma história por algumas vezes, até que os novos elementos daquele contexto façam sentido para eles. Quando uma criança é incentivada a criar, ela desenvolve a auto-estima, faz mais conexões e sinapses cerebrais e amplia sua capacidade de lidar melhor com os diferentes tipos de emoções que todos nós adultos enfrentamos durante nossa caminhada.


Os contos de fada tem sempre uma mensagem a ser assimilada, e os pequeninos a entendem diferentemente em cada momento de sua vida e também de acordo com sua individualidade. Por isso, também, a responsabilidade na escolha das historinhas e no que vai ser apresentado para os pequeninos! Eles estão abertos para todas as mensagens e as captam com muita facilidade! Segundo um grande mestre atual do Yoga para Crianças, um exímio professor e contador de histórias, João Soares, “os contos de fada alimentam a alma das crianças!”


Yoga para crianças não é somente alongar músculos, ficar mais flexível, respirar corretamente e meditar. Isso tudo é de extrema importância também para o desenvolvimento infantil. Mas os contos de fada citados durante as aulas, servem para que eles se conheçam ainda mais e melhor! São um belíssimo instrumento, pequenas obras de arte que nos possibilitam levá-los, através da símbolos e do imaginário, ao mundo real e quem sabe, trazer, nós adulto de volta ao mundo infantil, e despertar a criança que temos adormecidas dentro de nós!!!

___

Renata Fiqueiredo

Pedagoga, com pós em Psicopedagogia, utiliza histórias e ásanas em aulas com crianças, onde ensina meditação e yoga.


Fotos no Stúdio Yu de Yoga.

SEDE

SGAS 915 Bloco D Sala 210 - Ed. Office Center

CEP 70.390-150

Brasília/DF

CNPJ 06.038.438/0001-45

CONTATO

Brasília +55 61 99984-5688

São Paulo +55 11 95629-9958

info@proconsciencia.com.br

Todos os direitos reservados - © 2019 por Pró-Consciência®